Fundamentos de Programação

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO (54 h/a)

I – Objetivos

1. Investigar as técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para a geração de
programas estruturados.
2. Construir algorítimos estruturados.
3. Construção de Programas de Computador de pequena complexidade.
4. Utilizar uma linguagem de programação

II – Conteúdo Programático

1 Resolução de problemas com computadores: algoritmos – 14 h/a
1.1 Algoritmos e lógica de programação – definições.
1.2 Etapas na solução de problemas.
1.3 Compiladores, Interpretadores e Depuradores de programas.
2 Algoritmos computacionais estruturados com exemplos em linguagem C – 28 h/a
2.1 Algoritmos estruturados
2.2 Tipos de descrições de algoritmos: fluxograma
2.3 Estrutura de dados: tipos simples de dados, constantes e variáveis
2.4 Comandos de atribuição, de entrada e de saída
2.5 Operações Básicas: operações aritméticas e lógicas
2.6 Estruturas de controle: Seqüencial; Condicional: simples/ composta/ encadeada;
Repetição: “repita ate” e “enquanto”
2.7 Diversos usos de variáveis em algoritmos: sinalizadores, contadores, acumuladores e
totalizadores.
3 Construção, Depuração e Execução de Programas em Linguagem C – 12 h/a
3.1 Etapas no processo de elaboração e execução de programas;
3.2 Funções e Procedimentos.

Metodologia de Aula:

● Aulas são expositivas, baseadas na bibliografia recomenda pelo professor. Porém, esse material não isenta o aluno de estudar através das referências indicadas. O material será sempre disponibilizado para os alunos no site da disciplina.
● Aulas práticas também serão ministradas, onde serão demonstrados os conceitos aprendidos nas aulas teóricas.
● Rotineiramente serão passado para os alunos listas de exercícios referente aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Esses exercícios devem ser respondidos pelos alunos, pois em momento oportuno os mesmos serão solicitados pelo professor ou serão entregues para o Monitor.

Recurso Didático:
Datashow ou TV, computador e software de apresentação;
Software para projeto de algoritmos e para compilação de programas escritos em C;
Quadro e pincel;

Avaliação:
Serão realizadas 2 avaliações no decorrer do curso:
Avaliação I
Composta de uma Prova Teórica e/ou uma Prática. Caso sejam executadas ambos os tipos de prova, cada uma delas representará 50% do valor total da Avaliação – I.
Avaliação II
Composta de uma Prova Teórica e/ou uma Prática. Caso sejam executadas ambos os tipos de prova, cada uma delas representará 50% do valor total da Avaliação – II.
Bom lembrar que todos os alunos começam com 10 pontos e tem de manter com o passar das avaliações

Também será cobrado projetos utilizando plataforma Arduino no decorrer do período.

Referências:
FORBELLONE , André Luiz Villar; EBERSPÄCHER Henri Frederico. Lógica de Programação: A construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. Ed.Pearson Prentice Hall. 3 Edição.
FARRER, H/arry. Algoritmos estruturados. 3.ed. [s.l]: LTC.
SOUZA, Marco Antonio Furlan de; GOMES, Marcelo Marques; SOARES, Marcio Vieira e CONCILIO, Ricardo. Algoritmos e logica de programaçao. [s.l]: Thomson pioneira.
ZIVIANI, Nivio. Projeto de algoritmos com implementaçoes pascal c. [sl]: Thomson pioneira.
KERNIGH/AN, Brian w.; RITCHIE, Dennis M. C: A Linguagem de Programaçao. [s.l]: Campus.
SCHILDT, Herbert. C completo e total. [s.l]: Makron Books.

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