Archive for the "Robôs" Category

Revolução robótica será tão importante quanto informática, dizem especialistas

Fonte: BBC

Especialistas acreditam que estamos prestes a testemunhar o início de uma revolução robótica que será tão marcante como a foi a informática a partir dos anos 1980.

De funções domésticas a educacionais, incluindo o cuidado de idosos, pesquisadores dizem acreditar que em breve robôs devem ser comuns em residências e locais de trabalho.

Eles vêm desenvolvendo novas leis para regular o comportamento dos robôs e pensando em novas formas de interação entre humanos e máquinas.

“Acredito que a tecnologia robótica vai transformar quem somos, do mesmo modo que os óculos e o fogo fizeram antes”, afirma Rodney Brookes, ex-diretor do Departamento de Ciência da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e atualmente empresário do setor de robótica.

Idosos

Já são comercializados robôs que desempenham tarefas domésticas como passar aspirador de pó no chão.

No Japão, protótipos ajudam idosos a se levantar de suas camas ou após quedas, além de lembrar horários de remédios e ajudá-los a lavar os cabelos.

“Idosos não gostam de usar computadores, mas podem falar com um robô” diz Hiroshi Ishiguro, diretor do Laboratório de Inteligência Robótica da Universidade de Osaka.

A equipe liderada por Maja Mataric, da Universidade do Sul da Califórnia, vem desenvolvendo robôs para atuação com idosos e pacientes que sofreram derrames.

“A questão é: quem vai cuidar de todo mundo? Embora a melhor forma de atenção dada a uma pessoa venha de outra pessoa, simplesmente não vai existir gente o suficiente. É aí que a tecnologia robótica pode fazer a diferença”, afirma ela.

Leis

Antes de as pessoas abrirem suas casas para robôs, elas vão ter que gostar e, principalmente, confiar neles. Há grupos se dedicando a facilitar a comunicação entre humanos e robôs.

Estudos mostraram que crianças autistas, que frequentemente têm dificuldades de comunicação, podem interagir com mais facilidade com robôs do que com outras pessoas.

Especialistas britânicos esboçaram princípios éticos para a fabricação de robôs, resumidos da seguinte forma:

1 – Robôs não podem ser projetados com o objetivo primário de matar ou ferir humanos.

2 – Os humanos e não os robôs são agentes responsáveis. Robôs são ferramentas projetadas para cumprir metas traçadas por humanos.

3 – Os robôs devem ser projetados de modo a garantir uma operação segura.

4 – Eles são artefatos. Não devem ser projetados para explorar usuários vulneráveis ao evocar respostas emocionais ou dependência. Deve ser sempre possível diferenciar um robô de um humano.

5 – Deve ser sempre possível identificar o responsável legal por um robô.

O professor Alan Winfield da Universidade do Oeste da Inglaterra (University of the West of England) diz que este código representa apenas algumas ideias, mas estas devem ser debatidas antes da chamada “revolução robótica”.

Robô auxilia vestir pessoas

Mais um exemplo de robótica assistiva.

Vídeos da Semana de Robótica

Alguns vídeos referentes a oficina de robótica do IFPE

iCub o bebê robô

Fonte: iCub

Eu não sei se fico empolgado com o projeto ou com medo do protótipo.

É um desses que queria em casa

Mostrei um outro dia um vídeo do PR2, base robótica, que fazia bolos. Agora ele está aqui novamente com dois vídeos legais. O primeiro é ele pegando uma cerveja no freezer e depois abrindo para a galera. O outro é o mesmo PR2 que está servindo um refrigerante. Queria um desses em casa, principalmente quando estou no escritório. Só aumentaria a velocidade de utilização dele. A velocidade dos vídeos foi aumentada, por isso que é rápido a exibição. A conta de luz no final do mês….

PR2 busca cerveja

PR2 busca refrigerante e coloca em um escravo para entregar

Olímpiadas Brasileira de Robótica

Queria parabenizar o aluno que trabalha conosco Lucas Cavalcanti, vencedor da OBR, que está na Turquia representando o Brasil. Parabéns pelo progresso! Queria avisar a equipe de José Carlos e Felype Nery, que irão participar da ROBOCUP este ano que vamos trazer esse troféu para aqui para Pernambuco!

Olimpíada Brasileira de Robótica

Pessoal do IFPE e interessados! Acompanhem ao vivo a etapa Pernambucana da Olimpíada Brasileira de Robótica-OBR  no dia 18/06/2011 das 10h as 20h neste link!

Torçam por nossas equipes!!!

Material da apresentação de robótica

Pessoal,

A apresentação de robótica pode ser baixada aqui.

Seguem os vídeos podem ser acessados nesse link.

NAO agora é Open Source

Aldeberan Robotics, criador do robo humanoid NAO anunciou durante a 2011 IEEE International Conference on Robotics and Automation que parte do software será open source. O anuncio é focado nos centros de pesquisas de robótica e cibernética ao redor do mundo que utiliza a base do NAO em seus estudos. O documento oficial pode ser lido no NAO open source software(pdf). Aldeberan Robotics também anunciou na mesma conferência NAO developer program para aqueles que tem interesse em se envolver diretamente no desenvolvimento do NAO. Para tornar, segundo eles, “O primeiro robô humanizado do mundo”. Quando falo em humanizar não é o que a novela da Globo faz no mundo das “maravilhas” dela, mas sim pesquisas que envolvam nessas seguintes áreas:

  • Artificial Intelligence
  • Social and human / robot interaction
  • Autonomous navigation
  • Vision and audio recognition
  • Humanoid robot behaviors
  • Evolutionary robotics

Falando em Globo, outro dia minha mãe me ligou e falou: “Meu filho a novela tem um brinquedo igual o que você usa no seu trabalho”. É fod* novelas…. menospreza o trabalho da gente, fantasia de um jeito inimaginável e nosso trabalho fica reduzido a brinquedos….

Pode existir robô de papel?

Os alunos que trabalham comigo estão com uma mania de construir robôs de papel. Isso mesmo de papel, através da arte do papercraft. Essa prática de diversão é muito utilizada no Japão, e os modelos são os mais variáveis, de aviões, motos, animais e claro robôs.

Um dos mais conhecidos nessa área de papercraft de robôs é o japones Makino Mila. Suas criações vão de robôs simples como da foto ao lado até o R2-D2 do star wars. Vale a pena conferir algumas de suas criações no site do modelista. Clique aqui. Caso queira monta o robô da ilustração os esquemas estão disponíveis aqui.

Uma alteração interessante do modelo de papel é colocar motores para controlar o esquema. Pode ser utilizando motores simples controlados por uma Arduino, ou por um PIC simples.